Conectado com

Importância da psicologia do esporte

Refletindo

Importância da psicologia do esporte

Por Mariana D. Herdt

A psicologia do esporte apresenta objetivos específicos, os quais buscam compreender como os fatores psicológicos afetam o desempenho físico do indivíduo, bem como, os desempenhos obtidos na prática esportiva ou exercícios que afetam o desenvolvimento psicológico. Buscando ajudar adultos e crianças a participarem e se beneficiarem de atividades físicas, que não precisam estar necessariamente voltadas para a competição.

A busca dos atletas em geral consiste na procura pela autoconfiança, concentração, controle de ansiedade, recuperação de lesões, aprimorado através de fatores psicológicos, partindo do entendimento do ambiente e do processo grupal, melhorando o desempenho, a saúde e bem estar, resultando na maturação do crescimento e desenvolvimento psicológico.

Nas competições de modo geral esses aspectos precisam ser trabalhados com ainda mais vigor, o enfrentamento de desafios e demandas que podem, de acordo com muitos aspectos individuais e situacionais, representar uma considerável fonte de estresse para os atletas profissionais. O psicólogo tem a função dentro da equipe técnica e de apoio, que visa elevar esse lado psicológico do atleta através da diminuição da ansiedade antes de um jogo, ou de mentalização de objetivo, bem como definição de estratégia e meta de jogo, entre outros.

Na área do esporte, a importância é trabalhar o emocional e mental, por isso o psicólogo é um técnico mental, que, por meio de sessões de grupo e individuais, contribuem para a educação de atletas e praticantes de exercícios em relação às habilidades psicológicas e seu desenvolvimento. O controle de ansiedade, o desenvolvimento de confiança e o aperfeiçoamento da comunicação são algumas das áreas que os especialistas em psicologia esportiva educacional trabalham. Ainda segundo os profissionais, existe uma diferenciação significativa entre esta especialidade educacional da psicologia clínica do esporte, onde a mesma atende as necessidades emocionais mais graves, das quais em casos de transtornos, o psicólogo educacional deve encaminhar o atleta para um psicólogo clínico especializado que tratará do assunto em sessões individuais e particulares.

 

A prática de habilidades psicológicas tem propósito de aperfeiçoar o desempenho, melhorando a capacidade de desenvolvimento e clareza nos momentos de tensão.

Refletindo
Psicólogas Caroline Katiuscia Krummenauer, Mariana D. Herdt e Valdirene Sutil Rafaeli

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Refletindo

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo