Por Pastor Rafael Mosak Krüger – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Nova Santa Rosa
No nosso tempo, a palavra amor é muito utilizada. Tão utilizada que o seu significado já está muito desgastado. Quem nunca ouviu a frase: “Eu amo chocolate”? Enquanto nas redes sociais, em todo o canto, tem um “coraçãozinho” pra você mandar expressando o seu “amor” por qualquer coisa que seja postada.
E nem nos damos conta de que isso é exatamente o contrário de Amor. Porque Amor é abdicação, Amor é abrir mão de algo, em favor de outra pessoa. É causar uma alegria, uma satisfação, um sorriso na outra pessoa, de forma que a alegria do outro se torna a sua alegria. A minha alegria.
Dizer “Eu te amo” pra um chocolate ou pra qualquer outra coisa, é uma atitude de desejo. Eu desejo um chocolate… eu desejo viajar… e o desejo nada mais é do que puro egoísmo. Eu desejo para mim! E se alguém comer meu chocolate eu pulo no pescoço!
Então percebemos que o amor que o mundo conhece, não é amor verdadeiro. Mas é um desejo egoísta, que chamamos de amor. Esta é a realidade, porque o mundo não conhece o Amor!
O mundo não conhece Amor, porque jaz no maligno. João nos mostra o porquê o mundo não conhece o Amor. Porque este mundo foi separado de Deus por causa do pecado do ser humano. Este mundo será julgado, juntamente com seu príncipe (João 12:31), o maligno. Porque o mundo inteiro jaz no maligno (1 João 5:19).
O próprio Filho de Deus veio a este mundo. Mas o mundo não o conheceu (João 1:10).
Mas é exatamente para este mundo que não o reconhece, que o rejeita, e que jaz no maligno, que Jesus Cristo vem. Este mesmo mundo que João condena por estar separado de Deus e viver em trevas, é amado por Deus.
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16).
Percebem o que é Amor?
Jesus veio por Amor ao mundo. Mesmo que o mundo o tenha rejeitado, maltratado e por fim, o matou. Ainda assim, Jesus é capaz de dizer que veio “Não para julgar o mundo, mas para o salvar”. (João 3:17), e assim Ele se torna o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).
Faz parte do verbo “AMAR” a necessidade de enfrentar sofrimentos e abdicações. Porque este é o Amor que Cristo nos ensinou. O Amor que abre mão de algo que lhe é importante, valioso, por causa da outra pessoa.
Esse amor não pode ser encontrado nesse mundo, mas apenas no Senhor que veio a este mundo, e nos ensinou a Amar Incondicionalmente. Afinal de contas, “nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4:19).