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A importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho

Desenvolvimento Humano

A importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho

Por Ana Maria Canton – Desenvolvimento Humano e Corporativo

Agora que já entendemos (vide matéria do mês anterior) os conceitos básicos e principalmente os múltiplos benefícios desta fundamental competência Comportamental denominada Inteligência Emocional no ambiente de trabalho, vamos abordar, de forma prática nesta matéria, o que deve ser feito no dia a dia para que seja possível desenvolver esta poderosa habilidade e ter cada vez mais resultados extraordinários em sua trajetória.

 

Conheça suas próprias emoções

Reconhecer os sentimentos é o primeiro passo para o desenvolvimento do autocontrole emocional, principalmente no que diz respeito ao ambiente de trabalho. Como somos colocados diariamente frente a frente com situações que por vezes têm o poder de nos levar ao limite emocional, é importante estarmos sempre atentos aos sentimentos (raiva, medo, decepção, angústia, etc) que são despertados nos momentos de estresse profissional e identificarmos qual comportamento recorrente tenho desenvolvido (mau humor, isolamento, agressividade, irritabilidade, etc).

 

Aprenda a lidar com as emoções

Após identificar as emoções e sentimentos que estão sendo um empecilho para o seu crescimento profissional, procure entender que cada um dos sentimentos e emoções que surgem nos momentos de crise no trabalho têm o seu valor e uma razão para existir. Ao contrário do que muitos pensam, descobrir o poder da inteligência emocional no trabalho e aprender a lidar com as emoções, nada tem a ver com suprimir os sentimentos e sim, manter o equilíbrio destes, sabendo dosá-los de maneira correta e controlada, canalizando essa energia para comportamentos que lhes sejam benéficos.

 

Desenvolva a empatia

Um indivíduo que tem a capacidade de entender as emoções do outro e se colocar no lugar dele, aumenta exponencialmente sua capacidade de comunicação. Quando você se coloca no lugar do seu colega de trabalho, por exemplo, dos seus colaboradores ou do seu gestor, e passa a imaginar como eles estão se sentindo, tentando experimentar as mesmas emoções que eles, você passa a respeitá-los ainda mais e, com isso, os conflitos diminuem, abrindo espaço para a colaboração mútua.

 

Mantenha-se motivado

Não é à toa que a palavra MOTIVAÇÃO significa “motivo para agir” e para isso o processo de autoconhecimento tem fundamental importância. Os nossos pensamentos estimulam nossos sentimentos, que por sua vez determinam nossos comportamentos. Manter-se motivado é encontrar dentro de nós aquilo que verdadeiramente nos impulsiona a viver, trabalhar, agir e a partir deste objetivo focar nossas energias para a realização deste propósito. “Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

Desenvolvimento Humano
Ana Maria Canton

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