Conectado com

Como orar (Mateus 6:7-15)

Pastores

Como orar (Mateus 6:7-15)

Por Pastor Emerson Zielke

Amados irmãos e irmãs, que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com cada um de vocês.

Nesta reflexão de junho, aproveito para explanar sobre a ORAÇÃO, tendo como base o Evangelho de Mateus 6:7-15, onde Jesus nos ensina sobre como orar; Ele diz: “Nas suas orações, não fiquem repetindo (rezando) o que vocês já disseram, como fazem os pagãos, que pensam que Deus os ouvirá por isso. Não sejam como eles… portanto orem assim: Pai nosso que estás nos céus…”.

Vejam, Jesus está nos ensinando a orar. A primeira coisa que o Senhor nos ensina é que orar não é simplesmente recitar frases ou pedidos, mas sim conversar com Deus. Em outras palavras, orar a Deus é reconhecer que somos dependentes Dele, que não somos autossuficientes.

Jesus nos ensina que, mesmo Deus sabendo do que necessitamos, Ele quer ouvir nossa oração. Através da oração, podemos nos aproximar de Deus e chamá-lo de Pai: Pai nosso que está nos céus…

Ao ensinar a oração conhecida como “Pai Nosso”, Jesus não nos estimula a simplesmente rezá-la, pois Ele já explicou que esta não é a maneira pela qual Ele nos ouve. Jesus nos ensinou a orar o “Pai Nosso” a fim de sabermos o que pedir, por isso, nós a consideramos a “oração modelo”.

Observem que na Oração ensinada por Jesus, o primeiro pedido (primeira petição) tem a ver com a santificação do nome de Deus, ou seja, Deus é Santo e quer que o santifiquemos em nossa vida vivendo em conformidade com Seus Mandamentos; em seguida, na segunda e terceira petição, Jesus nos ensina a pedirmos pelo Reino e Vontade de Deus. Deus revela e traz o Seu Reino a nós por meio de Sua Palavra e Sacramentos, pois estes são os meios pelos quais o Espírito Santo age em nós, trazendo-nos para dentro do Reino Gracioso de Deus. Pedir para que seja feita a vontade de Deus é ter a plena confiança de entregarmos nossa vida a Ele, na certeza de que Ele fará com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que o amam (Rm 8:28). Então, após pedirmos pela primazia de Deus em nossa vida, é que vem o pedido para o suprimento das nossas necessidades físicas como o pão de cada dia, da proteção e cuidado de Deus por nós, para não cairmos em tentação e sermos protegidos do mal, intercalado com o pedido de perdão pelas nossas dívidas que, no entanto, fica condicional ao nosso desejo de também perdoar quem pecou contra nós. Na verdade, sou desafiado a perdoar porque já fui perdoado, como nos explica o apóstolo Paulo em Cl 3:13 “Assim como Cristo perdoou vocês, perdoem também os outros”.

Queridos irmãos e irmãs, a oração é para a alma o que a respiração é para o corpo. Orar é necessário, orar é ter a certeza de que temos um Deus e Pai amoroso que se preocupa conosco e ouve as nossas orações, se assim não fosse, Jesus não nos teria ensinado a orar. Não duvide do amor de Deus. Creia e ore todos os dias, pois o Senhor quer ouvir a tua oração. E acredite que em nome de Jesus Ele te ouvirá e te atenderá segundo a sua vontade e sabedoria, visando sempre o que for melhor para você, pois dele é o Poder, o Reino e a Glória par sempre.

Deus te abençoe e te guarde. Assim seja (Amém).

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Para o Topo