Conectado com

Como saber se sou mesmo um cristão?

Pastores

Como saber se sou mesmo um cristão?

Por Pastor Thiago Rodrigo Smaniotto

Um cristão é alguém que entendeu que existe por causa de Cristo e para Cristo! Alguém que reconheceu a condição de pecador e lançou-se arrependido nos braços do Senhor, recebendo sua misericórdia e graça, passando agora a obedecer de coração aquele que o libertou. Na primeira carta de João, encontramos alguns pontos interessantes para refletirmos e avaliarmos se nossa fé é genuína.

“Se afirmarmos que temos comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade” (1 João 1:6). Um cristão torna-se nova criatura em Cristo; muda de reino, de pátria, de condição, de dono e muda também seu estilo de vida. Uma grande evidência de alguém que nasceu de novo é uma vida transformada. Não somos salvos por nossas obras, portanto não passamos a obedecer a Cristo para conquistarmos a salvação ou para nos livrarmos da condenação, mas somos salvos por sua graça, mediante a fé e por isso, passamos a obedecer.

Quem verdadeiramente entende a condição de morte espiritual em que se encontrava e o tão grande presente recebido, tem suas atitudes transformadas. Se não existe diferença (para melhor) em nossas atitudes, em comparação a quem não conhece a Cristo, não podemos nem dizer que somos cristãos. “Aquele que diz: ‘Eu o conheço’, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele (1 João 2:4). João chama de mentiroso aquele que diz que tem comunhão com Deus mas não O obedece, ou seja, vive como se Deus não existisse e como se Jesus não tivesse vindo até aqui.

Aqueles que foram salvos pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus e passam a amar a Deus de toda a sua força e com toda a sua alma, devem também amar a seu irmão. O apóstolo João escreveu também: “Se alguém afirmar: ‘Eu amo a Deus’, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”. (1 João 4:20). Que tipo de amor deve ser esse? “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” (1 João 3:16). O apóstolo João registra as palavras do próprio Senhor Jesus, dizendo que o amor aos outros é a evidência de sermos seus discípulos: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João 13.35).

​Que este seja um momento de fazermos uma investigação de nossa própria vida para sabermos se de fato fomos salvos e somos verdadeiramente cristãos. Nossa confiança está em Cristo? Temos apresentado mudança de comportamento? Amamos os nossos irmãos? Que cada um, examinando sua própria vida, dê essa resposta diante de Deus.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Para o Topo