Conectado com

Idosos ainda têm sabedoria?

Anos Dourados

Idosos ainda têm sabedoria?

“Agora que estou velho… fica comigo enquanto anuncio o teu poder e a tua força a este povo” Sl 71:18

 

Desculpem o tom provocativo do título acima. Mas é que houve época em que a experiência e sabedoria dos idosos eram muito respeitadas. Eles eram muito ouvidos. Hoje, o que mais se ouve falar dos idosos é que são teimosos, ranzinzas, exigentes e até mesmo, não sabem das coisas. O que mudou? Os idosos, ou o conceito que se tem deles?

Penso que ambos. Além do próprio contexto diferente. Há hoje todo um contexto de crise de autoridade, valores familiares e diminuição do respeito em geral. No campo da tecnologia, então, mudou mesmo o lugar do idoso, pois em geral ele não as domina. É que houve época em que as coisas não mudavam tão rapidamente. O idoso, com o conhecimento acumulado na vida toda, tinha condições de dar muito conselho sobre como fazer as coisas. Hoje a forma de fazer as coisas muda rapidamente, e o idoso em geral nem consegue acompanhar as transformações.

O idoso, então, não tem mais sabedoria? Não pode mais dar conselhos? Com certeza, sim! Aqui temos que separar o conhecimento da sabedoria. Dominar as novas tecnologias é conhecimento. Saber viver a vida é sabedoria. E aí o idoso, com sua experiência, pode ser muito bom exemplo e dar bons conselhos. Isso porque a qualidade de vida de uma pessoa não depende tanto das tecnologias que possui ou domina, mas sim, daquilo que vem de Deus em sua vida, em seu coração.

No Salmo 71, temos a oração de um idoso que pede a Deus que consiga anunciar o poder e a força de Deus. É isso que idosos ainda podem e devem fazer.  É sobre isso que não idosos podem pedir conselhos. Afinal, ao longo de toda uma vida, certamente puderam acumular muito conhecimento da Palavra e da vontade de Deus. E puderam experimentar muitas e muitas vezes o poder de Deus, especialmente nas horas difíceis. E os seus conselhos e exemplo são muito úteis para os mais jovens.

Mas atenção! Não se trata de exaltar as suas próprias qualidades e virtudes! O texto bíblico diz claramente: o teu (de Deus!) poder e a tua força. Por isso, idosos, sejam sábios em viver uma vida de filhos de Deus, colocar a Palavra de Deus em prática. E, não idosos, vejam nesses exemplos e nestes conselhos a sabedoria dos idosos, ouçam-nos, sigam seu exemplo, respeitem-nos e honrem-nos.

 

Anos Dourados
Romildo Wrasse

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Anos Dourados

  • Anos Dourados

    Quando a ansiedade é um problema

    Por

    Você se preocupa demais com as coisas, por antecedência? Você sofre por antecedência com o que...

  • Anos Dourados

    Experiência conta?

    Por

    Recentemente, ouvi a expressão “bananeira que já deu cacho”, referindo-se a uma pessoa idosa. Um tronco...

  • Anos Dourados

    Você é legalista?

    Por

    O que é ser legalista? É a pessoa que ensina e aplica o legalismo. Legalismo é...

  • Anos Dourados

    Idade, vida e movimento

    Por

    “Cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo” Ef 2:15   “A vida é...

  • Anos Dourados

    Idosos e o tempo – falta ou sobra?

    Por

    Falar de tempo é algo bem atual. Cada pouco se ouve expressões como: não tenho tempo!...

Para o Topo