Conectado com

Pastores

Liberdade e Amor

Pastora Nádia C. Engler Becker

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Nova Santa Rosa

 

O apóstolo Paulo diz: “Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem como pessoas livres e não se tornem escravos novamente”. Gálatas 5:1.

Liberdade é um tesouro de valor inestimável. Vida em abundância apenas é uma possibilidade onde existe liberdade no sentido amplo da palavra. A Palavra Bíblica fala a respeito da liberdade que temos pela fé na obra de Cristo na Cruz. Pelo Seu sacrifício, Cristo perdoou nossos pecados e nos tornou livres de culpa diante do Pai. “Pela sua graça, e sem nada exigir, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva”. Romanos 3:24. A fé na obra de Jesus na cruz nos torna realmente livres de culpa, mas não de responsabilidade. Seguimos sendo responsáveis pelas nossas escolhas, ações, omissões, palavras e pensamentos e, no fim da vida, teremos que prestar contas ao Senhor daquilo que fizemos e daquilo que deixamos de fazer. Ter isto em mente nos ajuda a não cair naquela tentação tão comum de acreditar que, porque Deus é amor e Jesus nos perdoa, podemos dizer e fazer tudo o que queremos, doa a quem doer. Atitudes assim revelam desprezo pelo sacrifício e pelo mandamento de Cristo. Por graça, Ele nos perdoou e ao próximo Ele nos deu para amar e servir como a Ele mesmo: “Tudo o que fizeres ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que o fizeram”. Mateus 25:40.

Lutero, em seu livreto “Da liberdade cristã”, escreveu:Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão”. Neste sentido, liberdade não é simplesmente fazermos tudo o que queremos. Mas, é saber que somos pessoas amadas e perdoadas graciosamente por Cristo e, por isto, em resposta de gratidão, assumimos o compromisso de fazermos escolhas, termos atitudes e vivermos a nossa vida alicerçados no amor ao próximo, naquilo que é útil e benéfico para o bem comum. Ao acreditar que ser livre é fazer tudo o que queremos, nós nos tornamos escravos de nosso próprio ego. Em Cristo, somos livres da culpa do pecado, pela fé. Em Cristo, somos servos uns dos outros, pelo amor. Verdadeira liberdade só existe onde há fé e amor!

De tudo isso se conclui que um cristão não vive em si mesmo, mas em Cristo e em seu próximo; em Cristo por meio da fé, e no próximo por meio do amor”. Lutero.

Que Deus, por meio do agir do Seu Santo Espírito, nos conceda sabedoria, fortaleça nossa fé e transborde nosso coração com o seu amor!

 

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Para o Topo