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Mídias digitais e o uso saudável para crianças e adolescentes

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Mídias digitais e o uso saudável para crianças e adolescentes

O uso das mídias digitais faz parte da rotina de todos, inclusive das crianças e adolescentes, proporcionando benefícios, mas também prejuízos para o desenvolvimento da aprendizagem, para a vida social, para a saúde física e mental.

Através delas, tem-se acesso a conteúdos, entretenimento, socialização com diferentes pessoas, estímulos e recursos pedagógicos. Por outro lado, quando utilizada em excesso e/ou de forma inadequada, pode acarretar isolamento social, sedentarismo e exposição a conteúdos nocivos. Sendo assim, é extremamente importante e necessário que família e escola, em conjunto, realizem orientações e conscientização sobre esses recursos e, ainda, que a família estabeleça limites e faça o acompanhamento do uso dessas mídias pelas crianças e adolescentes.

Um estudo realizado pela Sociedade Pediátrica Canadense traz contribuições importantes sobre esse assunto, orientando, inclusive, sobre como gerenciar o uso das mídias digitais, sugerindo uma abordagem baseada em 4 pilares:

1 – Gerenciar o uso das telas: faça um planejamento sobre o uso das mídias, incluindo limite de tempo e estabelecendo os conteúdos aceitáveis para acesso. Aproprie-se das configurações de privacidade e controle de pais. Fale proativamente com crianças e adolescentes sobre comportamentos on-line aceitáveis e inaceitáveis e, além disso, converse sobre os prejuízos ao se realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo – como acessar mídias e estudar – pois este hábito está associado à piora na aprendizagem.

2 – Incentivar o uso significativo das telas: priorize as atividades educacionais e interativas. Ajude crianças e adolescentes a escolherem conteúdo apropriado para seu desenvolvimento e a reconhecerem conteúdos ou comportamentos problemáticos. Faça parte da vida midiática de seus filhos – por exemplo, participe durante o jogo de videogame e pergunte sobre suas experiências e encontros on-line.

3 – Estabeleça um modelo de uso saudável das telas: adultos são a referência das crianças e adolescentes, então reflita sobre seus próprios hábitos de uso das telas. Estabeleça momentos “off-line” para jogos, brincadeiras e atividades ao ar livre.

4 – Monitore o uso e observe possíveis sinais problemáticos de tela em qualquer idade: reclamações sobre estar entediado ou infeliz sem acesso à tecnologia; uso de tela que interfere no sono, na escola ou nas interações face a face; emoções negativas após interações on-line ou videogames ou ao enviar mensagens de texto.

Os recursos tecnológicos e as mídias digitais devem ser utilizados conscientemente por todos, buscando-se orientações com diferentes profissionais e, inclusive, aproveitando os benefícios de conteúdos a respeito desse assunto que estão disponíveis on-line.

 

Texto baseado no artigo “Digital media: Promoting healthy screen use in school-aged children and adolescents”, disponível em: https://academic.oup.com/pch/article/24/6/402/5560299?login=false#.

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