Conectado com

Pastores

Missio Dei

Por Pastor Alan Michael da Silva – Primeira Igreja Batista em Nova Santa Rosa

Para muitos, esse nome pode causar estranheza, mas ele é comumente usado pelas igrejas quando o assunto é missões. A tradução literal deste nome significa “Missão de Deus” e quando analisamos o conceito de “missão”, percebe-se que o entendimento do mesmo tem mudado durante os tempos. Se perguntar para uma pessoa dentro da sua comunidade o que é missão e missões, ou qual a missão da igreja, grande parte irá dar respostas relacionadas à propagação do Evangelho. Porém, quando estudamos mais a fundo o tema, fica claro que quando tratamos de “missão”, essa não possui nenhuma conotação humana, mas sim divina. A missão é de Deus, pertence a Deus. Agora o termo “missões” consiste em como vamos realizar e cumprir a Missio Dei.

A origem da missão está em Deus, em Gênesis 1:1, “no princípio criou Deus…” e o fim em Apocalipse, 22:21 “… a graça do Senhor Jesus seja com todos”, portanto o propósito da missão de Deus é a restauração daquilo que Deus criou. Em outras palavras, a restauração é a Salvação, não apenas no sentido de poupar, mas também aonde iremos prestar contas. No Antigo Testamento, Deus escolhe um povo, uma nação, para exercer essa missão, aonde deveriam fazer a diferença, deveriam ser o modelo, ser bênção a todas as nações da terra, embora alguns achem isso um privilégio, ou uma exclusividade aonde a Salvação seria restrita para essa nação, estão enganados, pois a Salvação é para todos, porém Israel é o instrumento para ministrar as outras nações, é o povo vocacionado por Deus para alcançar as outras nações da terra.

Mesmo Israel falhando no cumprimento da Missio Dei, deixando-se influenciar pelas nações que deveriam influenciar imitando as suas práticas detestáveis, no Novo Testamento, também notamos a vontade salvadora de Deus para o mundo, e temos a base na centralidade de Jesus Cristo, Ele é o ponto de referência para a Missão no Novo Testamento. A missão de Jesus é dada para todos os seguidores, cada relato da vida de Jesus nos Evangelhos e a Sua trajetória aqui na terra termina com essa transição de passar a tarefa missionária para igreja. O modelo da missão é a vida de Jesus. Deus enviou e envia pessoas para proclamação da Salvação, e isso faz com que homens e mulheres se acheguem ao Reino de Deus. Mais uma vez, fica claro o propósito de Deus na criação e redenção de todas as pessoas, que venham a Ele e O adorem. Esse propósito é alcançado quando o Evangelho da Salvação é pregado e ensinado às pessoas, apresentando que o único caminho para essa Salvação é Jesus Cristo.
Podemos concluir que a Missio Dei, não mudou, e a igreja herdou o compromisso de tornar Deus conhecido para todas as nações. Em Mateus 28:19-20 Jesus nos diz: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Que possamos fazer a nossa parte, tornando o Nome de Jesus conhecido: sendo e fazendo discípulos.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Para o Topo