Conectado com

O (re)inventar do professor: um novo desafio com a educação a distância

Educação

O (re)inventar do professor: um novo desafio com a educação a distância

Até um tempo atrás, era veiculado pelos meios de comunicação um jingle musical que virou febre no meio escolar, especialmente nos dias que antecediam o Dia dos Professores. A música, parte de uma propaganda do Governo Federal, começava dizendo “A base de toda conquista é o professor / A fonte de sabedoria, um bom professor / Em cada descoberta, cada invenção / Todo bom começo tem um bom professor”.

Atualmente, com a suspensão das aulas presenciais, as famílias têm partilhado a posição de escola. O pai, a mãe, a avó ou até mesmo a empregada ou cuidadora adquiriram também a função de professor e dividem com a escola e o professor da criança o bonito papel de ensinar. As aulas on-line disponibilizadas pelas escolas por meio das plataformas digitais são uma extensão da escola.

O professor, aquele da música, aquele que é “A base de toda conquista”, agora precisa se reinventar, buscar novas formas para conseguir compartilhar conhecimentos. Inúmeras lives, várias horas adaptando a aula presencial em aula on-line, acesso às plataformas, exposição em vídeos que poderão virar piada… mas tudo em busca de a educação “não parar”. Sozinho não conseguirá atingir este desafio tão importante. Agora, mais do que nunca, precisará do apoio irrestrito da base familiar, para que o restante da música possa ser concluída.

Somente poderemos cantar as demais linhas da canção, “No trilho de uma ferrovia (Um bom professor) / No bisturi da cirurgia / (Um bom professor)
No tijolo, da olaria, no arranque do motor / (Tudo que se cria tem um bom professor) / Um sonho que se realiza / (Um bom professor) / Cada nova ideia / (Tem um professor) / No que se aprende, o que se ensina / (Um professor)”, se unidos em prol da educação dos nossos filhos atingirmos o desafio imposto.

Nesta crise de proporção global que nos atinge, professores e famílias inteiras precisam lidar com o imprevisível, em benefício da vida, e (re)aprender a ensinar de novas maneiras.

 

 

 

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Para o Topo