Conectado com

Perdoar ou pedir perdão?

Pastores

Perdoar ou pedir perdão?

Por Pastor Emérito Valdemar Martin

Dois vizinhos começaram a desentender-se por causa de divisa de terras. Os ânimos ficaram cada vez mais exaltados. Até ameaças de morte foram feitas. Porém, um deles, pensando que não seria vantajoso tamanha briga por tão pouco, vendeu sua propriedade e foi morar em outra região. Os anos passaram. Quando os ânimos haviam se acalmado, ele mandou uma carta para o seu ex-vizinho, propondo reconciliação. Disse que, num determinado dia, estaria viajando para aquela cidade. Se o ex-vizinho aceitasse a reconciliação, deveria pendurar um pano branco no abacateiro em frente a sua residência. No dia marcado, comprou passagem e embarcou. Chegando perto da casa, pediu para o companheiro de poltrona do ônibus para que olhasse se na próxima moradia, haveria algum pano branco pendurado. O companheiro de viagem ficou atento e, quando avistou a árvore disse admirado: “Companheiro! Não tem apenas um pano branco pendurado, mas toda a árvore está cheia de panos brancos!”.

Deus não perdoa alguns pecados. Ele nos perdoa totalmente, como lemos em 1 Jo 1:7: “O sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado”. Quando Deus perdoa, Ele procede mais ou menos assim: vai até a beira de um profundo lago e, de costas, joga os pecados para dentro da água, para nunca mais vê-los. Depois coloca uma placa com os seguintes dizeres: É PROIBIDO PESCAR.  Quem foi por Deus perdoado, sem dúvida, estará levando uma vida bem mais feliz.

Há os que dizem que perdoar é mais fácil do que pedir perdão. Outros, porém, afirmam o contrário. A pessoa que pede o perdão reconhece que errou. E, para pedir perdão, é como se estivesse de joelhos diante da outra pessoa. É fácil ou difícil? Agora vamos pensar na pessoa que deve perdoar. Perdoar significa não tocar mais no assunto. É como uma conta paga. Será que a pessoa machucada consegue esquecer?

Na oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus, há uma petição que diz: “E perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. Lembremos: quando Deus perdoa, é como se ele tomasse todas as ofensas, erros e transgressões e, de costas para o lago, jogasse tudo para dentro das águas. A tabuleta com os dizeres: É PROIBIDO PESCAR quer dizer que nunca mais pode citar ou lembrar.

Mas, o que fazer quando o pedido de perdão não aconteceu? O apóstolo Paulo dá uma orientação neste sentido. Lemos em 1 Coríntios 5:11: “O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão. Com gente assim vocês não devem nem comer um refeição”. O apóstolo está dizendo que tais pessoas devem ser ignoradas. Ser ignorado por alguém dói mais que receber uma bofetada.

Deus perdoa sempre que lhe suplicamos o perdão. “Ainda que nossos pecados sejam rubros como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve”. Isaías 1:18. Jesus é o nosso advogado e defensor e o “seu sangue nos purifica de todo pecado”. 1 João 1:7.

Para Deus não importa o que éramos, mas o que queremos ser. Perdoando, Ele quer nos declarar seus filhos. E quem é filho, é herdeiro do reino dos céus, já agora. Isto é o maior motivo para ser feliz.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Para o Topo