Conectado com

“Quase” no caminho

Sintonia com Deus

“Quase” no caminho

No capítulo 26 do livro de Atos dos Apóstolos encontramos um quadro interessante: o apóstolo Paulo havia sido preso (At. 21:33) depois de uma confusão no Templo  em Jerusalém, após uma audiência com o governador Festo, e por ser cidadão romano, ele pede  para ir à presença do Imperador Agripa II.

Nesta audiência, o apóstolo pode explanar ao imperador romano toda sua história e conversão, no que o rei faz uma declaração inquietante: “Você quase me persuades a me tornar um Cristão” (Atos 26:28).

Segundo a escritora e cronista catarinense Sara Westphal Batista da Silva: “Ainda pior do que a convicção do não, e a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase. É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo o que poderia ter sido e não foi…”

Semelhante ao Rei Agripa, muitos já ouviram a mensagem da Salvação em Cristo, e “quase” se tornaram cristãos… mas o quase, ainda não é. O dicionário define o “quase” como: a pouca distância; próximo; perto.

Muitas pessoas admiram os ensinos e a história de Jesus, consideram-no um grande líder, um mestre, um revolucionário, porém não aceitam Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, enfim, estão “quase” no caminho, mas não NO caminho… estão pertos, mas não o suficiente! É como estar à margem, ou à beira do caminho…

Jesus declarou: “Eu sou O Caminho…” (cf.Jo. 14:6 a). Em outro momento, Ele contou a parábola do semeador, que é encontrada em três dos quatro evangelhos (Mt.13:1-9,19-23; Mc. 4:1-9 e Lc.8:4-8) – leia na sua Bíblia.

Nesta parábola, a semente (Palavra de Deus) é lançada pelo semeador, e a primeira menção (Lc.8:5) diz que as sementes caem à beira do caminho, e na sequência o próprio Jesus explica que “As sementes que caíram à beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas” (LC.8:11- NTLH). Ou seja, são pessoas que, como o rei Agripa, ouvem a palavra e “quase” se tornam cristãos.

Isso é muito sério! Pois desse “quase” depende a nossa Salvação (veja parte final do versículo acima). Para nossa Salvação, nada servirá se sou vizinho, amigo ou parente de um cristão, e assim, “quase” ser cristão.

Em outra ocasião, Jesus estava saindo de Jericó, quando: ”dois cegos, sentados na beira do caminho, ouviram alguém dizer que Ele estava passando e começaram a gritar: Senhor, Filho de Davi, tenha pena de nós!” (Mt.20:30). Jesus os curou da cegueira e eles “então seguiram Jesus” (v.34). Clame ao Senhor Jesus e deixe a “cegueira espiritual”, e siga seu caminho!

Esta mensagem, e outras tantas que você já leu ou ouviu, são sementes da Palavra de Deus lançadas… não permita que o diabo a tire de seu coração (Lc.11:8b), mas que ela possa encontrar um solo fértil para produzir frutos (cf. Lc.8:15).

Não fique no “quase”! Seja um Cristão autêntico, e ande NO caminho do Senhor!

Sintonia com Deus
Vanderlei Britzke

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sintonia com Deus

  • Sintonia com Deus

    Vale OURO…

    Por

    Em campeonatos, muitas vezes, ouvimos o narrador ou comentarista dizer: “Este lance vale Ouro!!” ou “Esta...

  • Sintonia com Deus

    Qual é sua religião?

    Por

    Se eu fizer esta pergunta aos leitores, obterei variadas respostas, como católico, luterano, batista, congregacional, quadrangular,...

  • Sintonia com Deus

    O Príncipe de Cavalo Branco

    Por

    Quem é pai de menina (no meu caso, de duas), provavelmente já sentou no sofá para...

  • Sintonia com Deus

    Parecido com a mãe…

    Por

    Você é parecido (a) com sua mãe? É muito comum vermos crianças pequenas, ou até jovens...

  • Sintonia com Deus

    a.C / d.C

    Por

    Você certamente já deve ter visto, principalmente em livros de história, as inscrições ‘a.C’ e ‘d.C’....

Para o Topo