Conectado com

Sintonia com Deus

QUATRO por UM…

Geralmente, grupos de amigos ou mesmo grupos de redes sociais, se unem em prol de interesses e objetivos comuns. Uma frase motivadora muito usada por grupos no intuito de fortalecer a união é: “Um por todos, todos por um!”

Havia uma banda gospel com o nome de “Quatro por Um”, criada em 2002 por Emerson Pinheiro, com os amigos Valmir Bessa, Duda Andrade e Marcus Salles. Eles lançaram o primeiro trabalho em 2003. A banda, inclusive, esteve em Marechal Cândido Rondon no dia 23 de julho de 2009, como parte das atrações da Expo Rondon. A banda tinha como objetivo “conduzir jovens e adolescentes a um compromisso sincero com Deus” (blog da banda). Assim eram Quatro amigos unidos por Um objetivo e um Deus: o Senhor Jesus! Infelizmente, em dezembro de 2015, o grupo encerrou suas atividades, deixando um repertório de lindas canções como resultado de sua trajetória.

Sempre que ouço o nome da banda, lembro-me de outros quatro amigos que se juntaram com um objetivo: levar outro amigo que necessitava à presença de Jesus. Eram QUATRO amigos fazendo tudo por UM outro amigo. Essa bela história nós encontramos logo no início no Evangelho segundo Marcos, no capítulo 2. O texto relata o fato de quatro amigos que trouxeram um paralitico (em uma maca) até a casa onde Jesus estava, e devido ao grande número de pessoas no local, não conseguiram entrar e assim, decidiram abrir um buraco no telhado e por lá baixar a maca com o amigo, sendo assim, este curado por Jesus.

Algo que me chama atenção é o que está registrado no versículo 5: “E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: filho, perdoados estão os teus pecados”. Que bela demonstração de amizade! Jesus reconhece o empenho e a fé dos amigos que trouxeram este homem até Ele.

Trazendo para nosso contexto de amizades, quero analisar algumas situações:

1.    Quem foi ou são os amigos (podem ser mais ou menos que quatro) que diante de suas nossas fragilidades (paralisia na fé) te conduziram até Jesus, enfrentando todas as dificuldades e riscos?

2.    Quem são os seus (e meus) amigos que precisam de ajuda para chagar até Jesus? Que se encontram no leito do pecado – Jesus disse: “Estão perdoados os teus pecados” (cf.Mc.2,5). Será que temos amigos que precisam da nossa condução, que carregamos seu leito até a presença de Jesus?

E ainda temos a multidão… que impedia que o necessitado tivesse o “livre acesso” a Jesus. Hoje, multidões têm “ocupado” os prédios onde Jesus quer operar, mas muitos somente fazem volume: não permitem e nem trazem os necessitados à presença do Senhor Jesus!

No dia 20 de julho, no Brasil, no Uruguai, na Argentina e em Moçambique, é celebrado o “Dia do amigo”; já a Assembleia Geral das Nações Unidas (em 27.04.2011), definiu o dia 30 de julho como Dia Internacional da Amizade, sendo celebrado pelos países membros (fonte: Wikipedia).

Mas, a data é o menos importante… o importante é valorizar a amizade, especialmente àquelas amizades que nos aproximam do Senhor. E, a exemplo dos quatro amigos que levaram o paralítico até Jesus, também trazer nossos amigos à presença do Amigo maior: Jesus Cristo! Lembrando que UM (Jesus) morreu POR TODOS, para que nós TODOS vivêssemos POR UM (Ele: Jesus). Um abraço, do vosso amigo na Fé!

Sintonia com Deus
Vanderlei Britzke

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sintonia com Deus

  • Sintonia com Deus

    Uma Vida na Graça, em um mundo de desgraça

    Por

    Quando assistimos a um noticiário ou lemos jornais, observamos a quantidade de notícias tristes e podemos...

  • Sintonia com Deus

    O Certo e o Errado

    Por

    Uma frase que circula nas redes sociais, à qual não pude identificar o autor, porém tem...

  • Sintonia com Deus

    Jesus é Cavalheiro!

    Por

    Vivemos em uma época em que o cavalheirismo parece ter ‘saído de moda’. Não confunda cavalheiro,...

  • Sintonia com Deus

    Por algumas moedas

    Por

    Corrupção é um tema bastante comum nos noticiários atualmente, e assunto corriqueiro em rodas de conversas...

  • Sintonia com Deus

    Vigiai!

    Por

    Chegando o final de ano, e na noite da virada (ou reveillon), muita gente opta em...

Para o Topo