Conectado com

Responsabilidades: definindo papeis – O papel do homem e da mulher em um casamento

Pastores

Responsabilidades: definindo papeis – O papel do homem e da mulher em um casamento

Por Pastores Edson e Elizabete Noskoski

Nesta edição, vamos falar da responsabilidade do homem. Deus estabelece responsabilidade tanto para o homem quanto para a mulher, e deseja que estas se cumpram em nossas vidas.

No caminhar da vida diária, marido e mulher devem buscar a vontade de Deus revelada na sua Palavra. É uma vontade imperativa. Ela jamais atenderá os caprichos humanos. Quando existir dificuldade para a compreensão da Palavra, devemos ser prudentes e buscar orientação.

 

Responsabilidades do homem:

O homem deve observar cuidadosamente a postura de Jesus em relação a Sua Igreja, para desempenhar bem seu papel de marido.

 

1 – O homem tem a responsabilidade de liderança.

A bíblia diz que o marido é o cabeça da mulher (Ef. 5:23). O homem tem uma posição de liderança e ela de adjutora. Essa liderança tem que ser exercida com amor, ouvindo e respeitando a opinião da esposa e dos filhos. Consolando na adversidade e trazendo paz e segurança em todas as situações.

 

2 – O homem tem a responsabilidade de amar a esposa.

O amor do marido para com a esposa é um imperativo divino: “Maridos amai vossas mulheres…” (Ef.5:25-28). O referencial estabelecido aqui para o amor do marido à esposa é o amor de Cristo pela Igreja. Como Cristo amou a Igreja? De forma sacrificial, voluntária e sem desistir.

 

3 – O homem tem a responsabilidade de prover alimentos.

Depois da queda, Adão passou e enfrentar dificuldades em ganhar o pão de cada dia; o que antes era fácil e sem esforço, agora consumiria o tempo principal do homem (Gn 3:19). Mas, a função do marido não se restringe em prover o pão de cada dia, mas principalmente, nutrir emocionalmente e espiritualmente sua casa (Ef. 5:28).

 

4 – o homem tem a responsabilidade de proteger.

Em I Pedro 3:7, a palavra “dando Honra” fala tanto no sentido físico como emocional. O homem deve tratar sua esposa como companheira e parceira, não como subordinada. Portanto, o chamado do homem é para ser protetor. Ele deve cuidar de sua esposa como seu próprio corpo (Ef. 5:28).

 

5 – O homem tem a responsabilidade de ser um exemplo do caráter de Deus.

O homem que é o valente da sua casa (Lc. 11-21), deve assumir o papel de líder espiritual do lar, estando sempre aberto à reconciliação e à restauração. Ele deve transmitir segurança e com ousadia ministrar perdão, cura e proteção através da oração.

 

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Artigos Populares

Para o Topo