Por Mariana D. Herdt
São sintomas físicos os quais a medicina não explica a origem e nem constituem um quadro clínico específico, mas seriam de origem emocional. A alteração no estado emocional pode promover o aparecimento de doenças como: dor de cabeça, inclusive enxaqueca, resfriados frequentes, asma, gastrite, dores no corpo sem causa aparente, problemas cardiorrespiratórios, ganho de peso, acometimento da pele por processos alérgicos, entre outros.
Por exemplo: Uma pessoa está andando pela calçada quando começa a sentir falta de ar, ela tenta continuar sua caminhada, mas o coração dispara, sente uma forte urgência em ir ao banheiro e sua cabeça não consegue ter pensamentos claros sobre o que está acontecendo, ela só sabe que quer sair correndo dali e procurar um pronto socorro, pois está com uma forte taquicardia, mas os médicos não encontram nada que possa explicar tudo isso e muitas vezes, não identificam a falta de ar, pois percebem a pessoa respirando normalmente, apesar desta declarar que não consegue respirar.
Pode haver várias causas, uma delas por estresse ou ansiedade, e muitas vezes esta ansiedade não é percebida. Em atendimento clínico, pude notar muitas pessoas que me diziam que não eram nada ansiosas, mas falavam isso com a voz ofegante e tão rápido, com tantos elementos ao mesmo tempo e sem permitir que outra pessoa participe da conversa pois emendam um assunto no outro.
As preocupações e motivos podem ser muito variadas, por exemplo: Falta de percepção de capacidade em resolver questões complicadas do dia a dia. Traumas causados por situações anteriores de vida onde a pessoa se percebeu acuada e sem recursos. Quando não lidamos bem com nossas emoções: raiva, culpa, medo, estresse, ansiedade e ressentimento, que nos tomam diariamente.
Quais são os sinais e como devo procurar ajuda?
Depois de ir ao médico com os sintomas e sair de lá sem que ele saiba o que a pessoa tem, devemos investigar a possibilidade de estar somatizando e tratar as causas emocionais.
A somatização é a forma que o corpo utilizar para lidar com traumas emocionais, quando perceber isso, busque ajuda, procure um profissional da área para lhe auxiliar a identificar esses traumas e lidar de uma forma adequada com o sofrimento.